publicidade

rudinhoRUDY ARNAUT
(GUITARRISTA, VIOLONISTA e ARRANJADOR)


Nascido em 08 de novembro de 1969, em Osasco (SP), Rudy Arnaut foi o temporão de 6 irmãos em uma família de imigrantes russos.

Obrigado a aprender um instrumento musical para a Igreja Evangélica, RA escolheu, aos 8 anos de idade, o bandolim, à imagem do pai. Aos 14 anos, quis seguir um de seus irmãos mais velhos, Waldir, que então estudava violão erudito na FITO (Fundação Instituto Tecnológico de Osasco). Prodígio, Rudy tornou-se o professor mais jovem da Fundação, aos 16 anos de idade.

Com exceção da música evangélica e erudita, RA só teve contato com outras influências musicais em sua adolescência, quando foi instantaneamente atraído pelo Jazz e pela Bossa Nova. Quase hipnotizado, tentava reproduzir o que ouvia a qualquer custo e, dessa forma, iniciou seus estudos de Guitarra aos 16 anos, com o mestre Heraldo do Monte (enquanto lecionava na FITO). Paralelamente, estudou Harmonia e Improvisação com o professor José Carlos Prandini.

Para este prodígio, a noite de São Paulo se apresentou com um nome: Stardust. Lá, debaixo das escadas, ele assistia às apresentações dos grandes músicos da época. Muitos foram os amigos (Tomati, entre outros) que, lá mesmo, incentivaram Rudy a subir no palco, e após sua primeira “canja”, o artista nunca mais desceu.

Outra casa que fez parte da história de Arnaut é o Boca da Noite. Foi na casa de Eduardo Gudin que Rudy se tornou o menino dos olhos de Filó, mestre de ritmo e swing, que tanto lhe ensinou. Foi, também, no Boca que Laércio de Freitas o descobriu e posteriormente convidou RA para tocar com o conjunto Laércio de Freitas Combo.

Após passar uma temporada de 2 meses na Itália, apresentando um trabalho de música brasileira que havia desenvolvido com a cantora e incentivadora Daisy Cordeiro, Arnaut voltou ao Brasil, em 1996, para tocar em diversas casas paulistas. Entre elas, Stardust, Baiúca Jardins, Sanja, Blue Note. No meio tempo, passou a acompanhar outros artistas (Filó Machado, Laércio de Freitas, Elza Soares, Billy Blanco, Adiel, Roberta Miranda – com quem fez shows até na África do Sul e Angola – gravações de faixas de CD para Ivan Lins, entre outros).

RA mudou-se para o Rio de Janeiro em 1998, na esperança de ser chamado para tocar com algum grande artista da cidade. Sem sorte, voltava para São Paulo na maior parte do tempo, para realizar shows. Uma curiosidade do RJ: Rudy foi chamado para ser figurante de uma novela da TV Globo. No entanto, não teve sucesso em sua carreira de ator, pois não deixou cortarem seu cavanhaque pelo cachet de R$ 30,00 + a condução.

Ao participar de uma apresentação no Jô Soares à convite de sua amiga Lilian Carmona, RA foi visto por Amilton Godoy (Zimbo Trio). Pouco tempo depois, Rudy estava de volta a SP, lecionando no CLAM (Curso Livre de Aprendizagem Musical), onde foi o primeiro professor, que Guitarra GBnunca estudara na própria escola! RA supervisionou o departamento de cordas da escola por 5 anos e é autor dos métodos de violão e guitarra utilizados na Instituição.

Logo após sua chegada em São Paulo, Rudy foi chamado para tocar no musical Lua e Conhaque, em 2002 em que foi dirigido pelo maestro Julio Medaglia. Além disso, fez a direção musical de alguns espetáculos. O primeiro foi Répi Auer, em 2000. E em 2003, surgiu Grease, O Musical, dirigido e arranjado por Rudy. Grease ficou mais de um ano em cartaz no Teatro Sergio Cardoso, e foi sucesso de crítica e de público!

Desde então, o artista vem se apresentando nas grandes casas de São Paulo (Sala São Paulo, Bourbon Street, Tom Brasil, etc.) e em Sescs e Espaços Culturais de todo o Brasil tanto com trabalho próprio (foi um dos fundadores do “Luz de Emergência!”, quarteto instrumental de música brasileira) quanto com o de outros artistas.

O artista continua engajado nos projetos pedagógicos, e sua mais nova empreitada é a Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim, onde tem lecionado ao lado de grandes mestres (Olmir Stocker - Alemão, Conrado Paulino, Marcos Teixeira, entre grandes nomes de outros instrumentos).


Warning: Unknown: open(/var/tmp/sessions/sess_b80puc65bc6281bk9tvlr4qtp5, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/tmp/sessions) in Unknown on line 0